O estudo geofísico pelo método da eletrorresistividade, é a etapa preliminar a perfuração do poço artesiano. Hoje, é a tecnologia mais barata, moderna e assertiva para encontrar o local correto de perfuração de um poço artesiano.
De forma simples e resumida, com o auxílio de um equipamento chamado resistivímetro acoplado a uma bateria 12v, cabos elétricos e eletrodos de alumínio, é injetado uma corrente elétrica no subsolo. O resultado é uma espécie de Raio – X do local.
A presença de água nos poros e fissuras das rochas causam um aumento da condutividade elétrica e uma diminuição da resistividade dos materiais. Assim como a ausência de água e materiais maciços, sem fraturamentos acusam uma queda da condutividade elétrica e aumento da resistividade do meio. Assim é possível diferenciar as camadas e identificar o lençol freático, profundidade da rocha, fraturas, fendas, cavernas, etc.
O estudo geofísico, aliado com os conhecimentos geológicos e experiência da empresa, vem apresentando acertos acima de 90%. É muito importante ressaltar que essa pesquisa não identifica a água em si, o estudo identifica os possíveis locais armazenadores de água e dessa forma minimizamos as chances de um poço seco e improdutivo.